Psicóloga de mulheres mães
Por que ler relatos de parto antes de uma gravidez?
Apesar de incomum, fazer esse tipo de leitura antes de estar grávida, pode te auxiliar na tomada de decisão sobre ter ou não ter filhos. Isso pode ajudá-la a entender melhor o que esperar de uma gestação e do momento do parto. Em alguns casos, casais que estão planejando engravidar podem querer se informar sobre diferentes experiências de parto para se prepararem emocionalmente, financeiramente e fisicamente para a este momento. Além disso, este tipo de leitura pode ser útil para aquelas pessoas que estão considerando a parentalidade por meio de adoção, por exemplo, mas desejam compreender o processo de parto, mesmo que elas próprias não estejam fisicamente grávidas.
Por que ler relatos de parto durante a gravidez?
Nesta fase da vida da mulher e do casal, a leitura de relatos de parto pode contribuir para obter informações detalhadas sobre as diferentes experiências de parto e assim compreender melhor as opções disponíveis e se preparar para diferentes cenários e ao se familiarizar com experiências de outras mulheres, as gestantes percebem que não estão sozinhas em suas preocupações e isso pode ajudá-las a reduzir medos e ansiedades, especialmente para mães de primeira viagem. Outro ponto importante é que conhecimento é uma ferramenta poderosa. Ler relatos de parto pode dar embasamento para levar possibilidades para serem discutidas com seu médico, ter cada vez mais informação durante seu pré-natal, trazendo uma sensação de empoderamento e controle sobre a situação. Nesta jornada, você perceberá que cada parto é único, e ler uma variedade de relatos de parto ajuda a entender que não há uma única maneira “certa” de dar à luz, é preciso aprender a respeitar e lidar com a variedade de cenários que pode acontecer neste momento. É bastante comum se conectar com as histórias e sentir-se fortalecida emocionalmente após ler estes relatos e, embora seja muito importante todo um planejamento para o seu parto, imprevistos podem acontecer. Relatos de parto podem fornecer insights sobre como outras mulheres conseguiram lidar com situações inesperadas, o que pode ser útil caso algo não saia como esperado.
Por que escrever e compartilhar meu relato de parto?
Escrever sobre sua experiência de parto pode ajudá-la a revisitar e processar as emoções intensas associadas àquele momento. Isso pode ser especialmente útil se o parto foi desafiador, emocionalmente difícil ou se não ocorreu como você havia planejado. A depender do cenário, escrever sua experiência pode ajudar na preservação da memória deste momento, podendo ser compartilhada com seu filho no futuro, caso você deseje. Compartilhar seu relato de parto pode ser uma fonte de apoio e conforto para outras mulheres que estão pensando em engravidar ou que já estão prestes a dar à luz. Suas experiências podem ser inspiradoras e fontes de informação para outras mulheres. Sem contar que durante esta visita ao passado (recente, talvez) você consiga ter um entendimento diferente do que lhe aconteceu, possibilitando ressignificar aquilo que não foi bom e encontrar belezas que até então não tinham sido vistas.
Quero compartilhar meu relato de parto. Como devo fazer?
Antes de tudo: escrever e compartilhar seu relato de parto é uma escolha pessoal, não é obrigatório e deve acontecer apenas quando você se sentir confortável. O importante é que seja uma experiência positiva e significativa para você. Se você decidir escrever seu relato de parto, reserve um tempo para refletir sobre sua experiência, expressar seus sentimentos e compartilhar o que você considera importante.
Caso deseje compartilhar a sua experiência, envie sua história para: [email protected]. É importante que no email você coloque as iniciais do seu nome completo, a data em que o parto aconteceu e a idade que você tinha na época do parto. Vale lembrar que a história deve ter começo, meio e fim. Se quiser, pode colocar um título. Não se preocupe com o português, se precisar eu dou uma ajudinha nessa parte, ok?
Relato de parto – C. S. C.
C. S. C. – mãe aos 32 anos Data do parto: 05/01/2021 Tudo iniciou na madrugada do dia 05/01/2021 onde sentia cólicas fortes…
Relato de parto – R. C. L. F. L.
R. C. L. F. L. – mãe aos 37 anos Data do parto = 12/05/2022 A minha gestação não durou apenas as 40/42…
Relato de parto – P. P. S.
P. P. S. – mãe aos 27 anos Data do parto: 20/12/2011 Eu queria muito engravidar, mas não estava conseguindo, até que acabei…
Relato de parto – M. F.
M. F. – mãe aos 17 anos Data do parto: 29/03/1999 Observação: este relato contém violência obstétrica. Em meio a tanta pressão psicológica…
Relato de parto – J. A. S.
J. A. S. – mãe aos 36 anos Data do parto: 06/08/2021 Tempo de gestação: 40 semanas e 3 dias. Parto normal, maternidade…